Notícias

Estrangeiras ameaçam hegemonia de Luana

02/02/2011

 

 

Elas são minoria, mas sempre dão um brilho especial à Descida das Escadas de Santos, maior prova de downhill urbano do Brasil, cuja próxima edição acontece de 4 a 6 de fevereiro, na cidade da Baixada Santista (SP). A disputa feminina contará com dez atletas, das quais três estrangeiras. Favorita, a brasileira Luana Oliveira brigará pelo seu terceiro título. 



Luana já intensificou os treinos para a Descida 2011. A atleta aposta no preparo físico para fazer a diferença. "Estou seguindo a mesma linha das estrangeiras e treinando bastante musculação. Em 2010 fiz minha primeira participação no Mundial; o percurso era extenso, tinha 5min de duração, e foi bem difícil para mim. Quero participar das principais competições mundiais esse ano", afirmou a ciclista, referindo-se o campeonato realizado em outubro, no Canadá, na qual foi quinta colocada na modalidade 4x.



Perfeccionista, Luana afirma que mais do que ganhar, seu objetivo é melhorar sua performance. "No ano passado, apesar do título, não fiz nenhuma descida perfeita. A melhor volta foi na corrida de domingo, mas mesmo assim cometi alguns errinhos. Nesta edição pretendo melhorar meu tempo", afirmou a atleta. 



Outra brasileira que faz parte do grupo de favoritas é Bruna Ulrich, campeã do geral feminino na última edição. A 9ª Descida das Escadas de Santos marcará o retorno de Bruna às competições. "O ano passado foi complicado pra mim, participei de poucas provas, pois fiz duas cirurgias, uma no dedo e outra no nariz, e isso me prejudicou nos treinos. Fiquei os últimos quatro meses sem andar de bike, inicie o treino agora em janeiro, e veremos no que dá", afirmou a catarinense. 



Estrangeiras



Além das brasileiras, a competição feminina apresentará um nível técnico ainda mais elevado com a vinda de quatro estrangeiras, sendo que três delas participarão pela primeira vez na prova santista e uma já foi campeã da prova. Além de Katie Holden, dos Estados Unidos, esta semana confirmaram presença a francesa Emmeline Ragot, a inglesa Fionn Griffiths e a equatoriana Diana Margraff, que ficou com a coroa em 2004. 



A francesa Emmeline Ragot, 24 anos, é atualmente a segunda colocada no ranking mundial de downhill. Campeã mundial em 2009, a última grande conquista da atleta aconteceu em julho de 2010, quando venceu a Copa do Mundo, disputada em Champery, na Suíça. "Eu realmente tento não pensar em quem serão minhas adversárias. Minha expectativa é a de sempre: dar o meu melhor", afirmou. 



Assim como Emmeline, a inglesa Fionn Griffiths, atual 12ª colocada do ranking mundial, está feliz de voltar ao Brasil. Ambas participaram da Copa do Mundo realizada em Balneário Camboriú (SC), em 2005, e destacaram a hospidalidade do povo brasileiro. Fionn traz no currículo vitórias em Copas do Mundo e foi duas vezes segunda colocada no Campeonato Mundial . "É impossível não citar Emmeline como uma de minhas grandes adversárias, até pela sua recente vitória no Downhill Urbano de Sardenha (Itália). Mas tem também a Luana Oliveira, que é muito técnica e consistente, e com certeza fará um tempo muito rápido. Não participo há tempos de uma competição urbana e estou muito ansiosa", afirmou.



Apaixonada por Santos, Diana Margraff está feliz por voltar a competir na maior prova brasileira de downhill urbano. A atleta sabe que de 2004 para cá o nível das atletas aumentou bastante, mas está confiante em ser coroada novamente. 



Para Katie Holden, a Descida das Escadas de Santos terá um sabor especial.. "Esta será minha primeira competição em circuito urbano. Com certeza será algo totalmente inovador e muito divertido", disse. A atleta foi campeã panamericana em 2009 e também conquistou o primeiro lugar na Pro Gravity Tour 2009.



Descida das Escadas de Santos - Campeãs da Superfinal



2003 - não houve disputa 

2004 - Diana Margraff (Equador)

2005 - Patrícia Loureiro (Brasil)

2006 - Anne Caroline Chausson (França)

2007 - Melissa Buhl (EUA)

2008 - Luana Oliveira (Brasil)

2009 - Patrícia Loureiro (Brasil)

2010 - Luana Oliveira (Brasil)



Programação



A programação do evento começa na quinta-feira (3), com a realização do Bike Night, passeio ciclístico gratuito, com a participação dos atletas e aberto à população; o trajeto terá 12 quilômetros de percurso e incluirá as ciclovias e principais avenidas de Santos. Na sexta-feira (4), acontece o congresso técnico e o reconhecimento do trajeto a pé, seguida de uma descida sem controle de tempo e outra cronometrada. No sábado, a pista estará liberada para tomadas de tempo das 10h às 17h. Os mais rápidos de cada categoria serão declarados campeões. Os cinco primeiros tempos no geral estarão classificados para o domingo, bem como as cinco melhores representantes femininas. Às 17h30, os pilotos entre a 6ª e a 20ª posições disputam uma repescagem, que irá classificar os cinco melhores (entre os homens) para a prova do dia seguinte. 



No domingo, a partir das 9h da manhã - com transmissão ao vivo pela TV Globo, dentro do Esporte Espetacular -, acontece o treino cronometrado. Às 10h, será disputada a semifinal com os dez classificados na categoria masculina, seguida pela final feminina. Às 11h terá início a grande final, com os cinco pilotos mais rápidos do final de semana. A premiação para as categorias masculina e feminina acontece às 11h30. O valor da premiação será divulgado nos próximos dias pela organização do evento.





Sobre a 9ª Descida das Escadas de Santos: O evento é uma realização da Liga de Ciclismo do Litoral do Estado de São Paulo (Liesp), com cota patrocínio de Riachuelo, Redecard e Night Power; parceiros de mídia: Oi, Sedex, Wizard e Caixa Econômica Federal. Apoio: HDI Seguros e Peugeot, Prefeitura de Santos, Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat (SMMS) e Time Eventos. Comercialização: ReUnion Sports & Marketing. O projeto tem o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

05.07.2018
Descida das Escadas de Santos 2019 - Informações.
Descida das Escadas de Santos 2019 - Informações....

        Prova: Descida das Escadas de Santos 2019  Data: 15, 16 e 17 de fevereiro de 2019 Local: Morro do Pacheco - Santos/SP ·  15 de fevereiro (sexta feira): 10h00 - Congresso técnico - Local a confirmar 14h00 - Descida a pé 15h00 - 2 descidas sem controle de tempo* 16h30 - Término do Treino ...

Saiba mais...

31.05.2018
Descidas das Escadas de Santos 2019 já tem data...
Descidas das Escadas de Santos 2019 já tem data......

    A Descida das Escadas de Santos 2019 já tem data.....Dia 15, 16 e 17 de fevereiro de 2019.... no Morro do Pacheco em Santos - SP.... Logo mais informações sobre o evento e os critérios de participação...   Clique aqui para mais informações...!!!...

Saiba mais...

Parcerias

Time MKT Eventos © Copyright 2008 - Todos os direitos reservados
VXM - Agência Digital